domingo, 7 de fevereiro de 2010

Conhecendo Santiago: amor à primeira vista!

Nessas duas últimas semanas tive a oportunidade de conhecer um pouco mais de Santiago e seus entornos. E a cada dia que passa fico mais apaixonada por essa cidade! =)

No dia 24.01 (domingo), almocei em um restaurante chinês, que por sinal é extremamente comum aqui em Santiago. Em cada esquina tem um restaurante chinês, eles quase não falam espanhol e é um parto fazer os pedidos... hehe

Por fim, comemos (muito boa a comida!) e fomos conhecer um pouco a cidade:

Inca Kola: refrigerante peruano que não tem gosto! hehe
É pior que os "sucos de amarelo" do bandejão da USP... rs

Biblioteca de Santiago (e um modelo de carro pequeno que temos por aqui): um detalhe interessante é que as ruas são limpas aqui! (com exceção do centro e dos bairros mais afastados)

Prédio da Movistar (empresa de telefonia): não sei se perceberam, mas o prédio tem o formato de um celular! =)

O "Rio Tietê" chileno: esse é o Rio Mapocho, que passa pela cidade de Santiago e que tem uma correnteza muuuito forte...

Faculdade de Direito da Universidade do Chile (a melhor universidade do país) e logo atrás o Cerro San Cristóbal, ponto mais alto da cidade

Perto do Cerro San Critóbal (foto acima) tem vários bares e restaurantes, localizados na comuna (bairro) Bellavista. Para aqueles que não sabem e que pretendem vir ao Chile, aqui é PROIBIDO tomar bebidas alcóolicas nas ruas e se você é pego por um policial leva multa (sim, conheço pessoas que já tomaram multa e são brasileiros... hehe)

Aproveitamos para visitar o Cerro San Cristóbal: é o ponto mais alto e mais bonito da cidade, não tenho dúvidas! Por mim, passaria horas ali admirando a beleza de Santiago!

Entrada para o Cerro pelo funicular (trem)

No funicular =)

Vista de uma parte de Santiago de dentro do funicular (era só uma amostra do que seria a vista do Cerro!)

Agora sim! Vista do ponto mais alto de Santiago! É simplesmente liiiiindo!!! =)

Imagem da Virgem Maria presente no Cerro: lembra o Cristo Redentor, mas a estátua é bem menor que a do Cristo!

Pôr-do-sol em Santiago: simplesmente indescritível...

Agora, algumas coisas interessantes sobre o Chile:

- Para aqueles que acham que sabem falar espanhol tenho uma péssima notícia: vocês não sabem falar o espanhol do Chile! Aqui, como brincamos sempre, a língua oficial é o chileno e não o espanhol, isso porque é praticamente um vocabulário novo! E eles falam de uma forma tão rápida que leva semanas para compreender o que estão falando... rs (até os mexicanos, que falam espanhol, têm a mesma dificuldade para entender... então imaginem como é para nós, brasileiros! Eu ainda estou aprendendo... rs)

- Evite falar de política com um chileno, pois eles têm um trauma da ditadura militar muito forte, que ainda não passou por completo... A ditadura no Chile foi uma das últimas a ser implantadas na América Latina e por isso os EUA, junto com os seus partidários chilenos, entraram bombardeando o Palácio de La Moneda (local de trabalho do Presidente) e foram extremamente rígidos aqui. Ex: após a eleição do novo Presidente, Piñera, chegamos no trabalho na segunda pela manhã e estávamos comentando sobre o assunto, até a secretária virar e falar de uma forma "educada": hoje não vamos falar sobre esse assunto... (e viva o monopólio dos EUA e as "maravilhas" que fez pelo mundo...)

- Algumas ruas e avenidas mudam de direção nos finais de semana! Ex: das 7h às 13h é só uma mão, das 13h às 17h são duas mãos e depois só uma mão novamente (contrária à mão que era pela manhã! rs)

- O pôr-do-sol ocorre somente às 21h no verão! Parece que no inverno é por volta das 16h...

- O metrô é tão cheio quanto o metrô de São Paulo em horário de pico, porém há uma grande diferença: as pessoas se respeitam e são muito educadas no metrô. Primeiro, deixamos as pessoas saírem do trem e depois entramos... e quando estamos no trem e vamos sair pedimos licença e as pessoas dão... Realmente, a educação é a base para uma sociedade civilizada...

- A cidade de Santiago é muito bem organizada! Toda a cidade é organizada em direção à Cordilheira dos Andes ou contrária a ela. E em todos os pontos de ônibus sabemos quais são os ônibus que passam naquele ponto, pois há uma placa informando isso em todos eles. Há também ciclovia e inclusive semáforos para ciclistas! hehe

- O primeiro sobrenome dos chilenos é sempre referente ao do pai e o segundo ao da mãe, o contrário do Brasil. Por isso, se você é brasileiro e vai tirar um documento aqui coloque o sobrenome da sua mãe como sendo o do seu pai e vice-versa, caso contrário terá problemas legais...

Para finalizar, deixo vocês com um vídeo de Santiago, feito especialmente por mim! =)

Neste vídeo é possível perceber como Santiago é, de fato, um vale! A cidade é plana e está rodeada de montanhas e cordilheiras! Liiindo!!! =)


"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos..."
(Charles Chaplin)

3 comentários:

Aline Mamede disse...

Gracinha de post! =)
Adorei as fotos do por do sol!
Vamos manter a frequencia de um post por semana? hahahahhaaha
beijos, querida!

rafafontes disse...

Uhuuu!

Belo post trainee =)

Mas faltaram fotos na praia né!? Tem que ter no próximo post ao menos hehehe

bjoo

Unknown disse...

Ai Ma
É muito bom ver você e ter noticias diminui a saudade!
Nossa que lugar lindo! que vontade de estar ai, em coração e pensamento estamos com você.
Beijo no seu coração e fique com Deus!!
Madrinha