domingo, 11 de abril de 2010

Descobrindo a Cordilheira dos Andes - Parte I - Cajón del Maipo

Faz mais de um mês que não posto nada e por isso estou um pouco atrasada no tempo (só um pouco! rs). Depois do terremoto ficamos duas semanas em estado de alerta, pois para quem não sabe depois de um terremoto forte como o que tivemos aqui a terra fica tremendo praticamente todos os dias por um período entre 1 e 2 meses, normalmente, isso porque as placas tectônicas precisam se estabilizar e, para isso, continuam se chocando. Nas duas primeiras semanas os choques foram mais fortes (entre 5,5 e 7 graus na escala Ritcher) e isso fez com que não apenas ficássemos em estado de alerta (qualquer coisa era só correr!) como também evitou que passássemos boa parte do tempo em casa, dado que moramos em apartamento e por isso sentíamos os tremores com mais intensidade. Ou seja, por dois fins de semana seguidos não paramos em casa, sempre fazíamos algo só para não ter que ficar em nosso apartamento (!)... Ainda hoje sentimos tremores, mas não sentimos mais todos os dias e a intensidade diminuiu também (entre 4,5 e 5,5 na escala Ritcher), por isso a vida praticamente já voltou ao normal em Santiago. Só para vocês terem uma ideia, o edificio abaixo fica em frente ao meu prédio, é todo de vidro e não teve um vidro sequer quebrado com o terremoto. E, como vocês podem ver, a cidade está de pé. =)

Prédios em frente ao meu apartamento. Estão todos de pé e a vida em Santiago já voltou ao normal! =)

Outro motivo que atrasou os meus posts (bom motivo!) é que recebi uma visita muito especial nos últimos 11 dias: meu namorado!!! E é claro que saímos todo santo dia, ou seja, sem tempo para post... hehe (nos próximos capítulos acompanhem as nossas andanças por Santiago e pela Argentina!).

Bom, quero aproveitar esse post para mostrar um lugar lindo que conheci antes mesmo do terremoto. Como vocês devem sabem, a Cordilheira dos Andes é uma cadeia de montanhas imensa, presente na América Latina, e é a maior cadeia de montanhas do mundo. Ela é a fronteira entre o Chile e a Argentina e está muito pertinho de Santiago, inclusive vejo a bela paisagem da cordilheira todo dia da janela do meu apartamento. =)

Paisagem da sacada do meu apartamento. Vista da cordilheira ainda no verão (agora no outono tem muito mais neblina na cordilheira e a vista não é tão limpa)

Na região da cordilheira existem diversos pueblos (cidadezinhas bem pequenas) e ao redor desses pueblos tem uma paisagem natural linda! Normalmente é possível fazer diversos esportes radicais nessas regiões, como rafting, rapel, trekking... Decidimos então, em um belo domingo de sol, conhecer a região chamada Cajón del Maipo. Saímos de Santiago e em mais ou menos uma hora estávamos em San José del Maipo, o pueblo desta região. Como vocês podem ver na foto abaixo, é uma cidade bem pequena no meio das montanhas. Linda! =)

Pueblo de San José del Maipo

Como disse antes, há várias opções de passeios na região e nós havíamos elegido apenas um para esse dia: cumprir a missão de chegar até o famoso Embalse el Yeso, onde tem um lago natural lindo e boa parte de sua água advém do derretimento da neve formada no inverno (para aqueles que não sabem, neva na cordilheira, e muito!). Para começar nossa viagem, nos localizamos pelo mapa da cidade:

Estávamos no pueblo San José del Maipo e iríamos até bem perto da Argentina, no Embalse el Yeso (podem ver no mapa um lago grande, perto de uma termas... nossa missão era chegar lá!)

Bom, antes de mais nada, porque uma missão? Porque vocês não tem ideia do caminho tortuoso e estranho que temos que fazer para chegar até lá! O Carlos, nosso companheiro que estava no volante, tremia tanto que fiquei até com dó! (risos) O que acontece é que é um caminho de terra, no meio da cordilheira, e justamente por isso o caminho é beirando a precipícios! O meu coração foi na boca e voltou umas muitas várias vezes... hehe

Seguem abaixo algumas imagens desta aventura. Notem a beleza da região, totalmente diferente do tipo de vegetação que estamos acostumados no Brasil, na região Sudeste pelo menos... =P

Paramos para comer em um restaurante en San José e fiquei me questionando: "Que raios é Fantasy Flavor?!?!" (Se alguém descobrir me avisa, por favor! hehe)

A caminho do caminho tortuoso

Parada em uma "mini" cachoeira para um banho (para aqueles que podem né, porque só corajoso para entrar nessas águas super, hiper, mega geladas... rs)

Uma parada no caminho para fotografias. =)

A primeira coisa que estranhei aqui no Chile é a aridez da terra (lembra areia, é incrível!). Fico imaginando como deve ser no deserto do Atacama... (que, aliás, conhecerei em breve! Aguardem!)

Já no caminho tortuoso (mas lindo!)

Viva la vida! (obs: olha só o salto que o Carlos, da direita, deu! Meu ídolo!!!)

E eis que chegamos ao local tão esperado! Cumprimos a missão! Embalse el Yeso! =)

Nunca tinha visto uma água tão azul assim na vida minha... me apaixonei pelo lugar!

Olha só como a água é transparente! Incrivelmente limpa! O único problema é que, pra variar, também é gelada... hehehe

;-)

And that's it! =)

2 comentários:

Aline Mamede disse...

Realmente é um dos lugares mais lindos que eu já vi!! Vale a pena passar apuro no caminho! hahahhaha
Beijos!

Camila Leal disse...

Oi Marina! Adorei suas fotos! Você foi em que mês à Cajón del Maipo? Outra dúvida que eu tenho é se em Embalse el Yeso dá pra fazer alguma coisa além de admirar a bela paisagem (mergulhar, por exemplo). Obrigada!!!