domingo, 25 de abril de 2010

Voltas e voltas por Santiago... =)

O Chile é um país que a cada dia me surpreende mais! Depois do cataclismo que vivenciamos com o terremoto (cataclismo porque a cidade de Concepción, epicentro, moveu 3 metros em direção ao oceano pacífico e nosso continente está um pouco mais próximo da Ásia do que estava antes do terremoto), imaginei que tudo seria diferente... que o país ia parar, que não haveriam muitos turistas por muito tempo... que os chilenos sofreriam constantemente... etc... mas foi totalmente ao contrário! Tudo voltou a funcionar tão rapidamente que eu nem acreditava. Foi o choque cultural mais forte que tive desde quando cheguei no Chile porque o trauma do terremoto levou umas 3 semanas para passar (eu acordava todas as noites com os tremores e sempre ficava muito nervosa... passava o dia vendo o site que informa quais tremores tiveram no país e quais foram as intensidades... e tudo isso fez muuuito mal para a minha gastrite nervosa...), enquanto que a maioria das pessoas já estava levando a vida como se nada tivesse acontecido.

Com o terremoto tive a oportunidade de vivenciar algo que aprendi com os livros: todo povo tem a sua própria cultura e costumes... E cabe a você aceitá-las quando está vivendo em um país diferente. Ou melhor, cabe a você não apenas aceitá-las, mas sim entendê-las e aprender a conviver com elas da melhor forma possível. Foi o que fiz com relação ao terremoto: aprendi a pensar como uma chilena e liguei o que estava sentindo aqui com os desastres naturais que sentimos no Brasil... foi assim que percebi que também temos desastres naturais no nosso país e que mesmo assim vivemos como se nada estivesse acontecendo. Posso garantir que hoje estou bem melhor e ainda mais feliz por estar morando neste país tão incrível! =)

E, para completar a minha alegria (logo depois de todas essas reflexões) tive a oportunidade de receber a visita do meu namorado no Chile! Fazia quase 3 meses que não nos víamos e a saudade estava forte... 

Aproveitamos o ânimo do país para conhecer Santiago e seus entornos (alguns lugares eu já conhecia, claro, mas meu namorado não... rs). Seguem abaixo algumas fotos desses dias tão especiais para mim. Enjoy it. =)

Parque Arauco - Las Condes (detalhe: tinha acabado de tomar vacina contra a gripe... olha o BandAid no meu braço... hehe)

Arquitetura da "região dos prédios de vidro" (o edifício da Novartis, onde a Carol trabalha e onde tomei a vacina, fica nesta região... chaaaato né?! rs)

Mall Parque Arauco - Shopping ao ar livre, inspirado em um shopping de Los Angeles

Cerro San Cristobal - Mote com huesillos (uma "bebida" típica do Chile, com huesillos - pêssego seco, milho e chá gelado) e empanada de pino, também típica =) 

Bella Vista

Viña Concha y Toro - 3ª maior vinícola do mundo

Aprendendo a degustar vinho com uma sommelier =)

Vinhos degustados - O Syrah é muuuuito bom!

Jantar no restaurante El Giratorio - Um dos restaurantes mais famosos da cidade! Fica no alto de um edifício, na comuna de Providencia, e dá pra ver toda a cidade dele. Além disso, ele literalmente gira... hehe (a parte das mesas gira beeem devagar, e assim dá pra ver todas as partes da cidade sem sair do lugar... liiiindo!!!)

Restaurante Bali Hai - Restaurante todo decorado com adereços da Polinésia Francesa e com show ao vivo de diversos tipos de danças típicas do Chile!

Dança típica da Ilha de Páscua

A paisagem do restaurante era linda! Me encantei pelo lugar =)

Palácio La Moneda (onde trabalha o Presidente do Chile)

Plaza de Armas

Queijos e vinhos em casa, com direito a caviar (esse troço preto na frente da mesinha... hehe)

A visita que recebi diretamente do Brasil foi ótima e fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de mostrar a ele um pouco da cidade onde moro e de apresentá-lo aos AIESECos, trainees e pessoas da empresa onde trabalho. Com certeza a presença dele um mês depois do terremoto me ajudou a enfrentar melhor a situação e a me deixar mais segura. Obrigada amor! 0=)

Nenhum comentário: