segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Lições aprendidas #8: As pessoas pensam em imagens, não em palavras

No mundo da psicologia existe uma teoria: as pessoas pensam em imagens, não em palavras. Se você diz que vai à praia para um grupo de amigos, todos pensarão na imagem de uma praia, e não na palavra praia. E essa teoria tem lógica.

Agora, vem a pergunta: porque não utilizamos mais imagens e vídeos durante a nossa formação acadêmica (básica, média, universitária, etc)? Os textos são importantes, claro, mas me diz uma coisa: de todos os textos que você leu até hoje na sua vida, de quais você lembra com claridade o que aprendeu? E de todos os vídeos/apresentações com imagens que você viu até hoje, de quais você lembra com mais claridade?

À essa teoria agrego também a música. Acredito que o mix texto-música-imagens/texto-música-vídeo tem um potencial imensurável para ensinar, muito mais potente que a simples escrita. Com esta ferramenta vamos direto ao ponto e ensinamos o que realmente importa.

Está na hora da educação tradicional começar a utilizar este tipo de ferramenta. Afinal, pensamos em imagens, não em palavras.

Nenhum comentário: