quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lições aprendidas #7: Felicidade é um estado de espírito

Na sua opinião, o que é felicidade? O que você precisa ter na sua vida para ser feliz? Esta é uma pergunta que parece fácil de ser respondida, mas é muito mais complexa do que imaginamos.

Acredito que temos o conceito errado de felicidade.

Quando somos adolescentes e/ou universitários, olhamos para o futuro, fazemos planos e pensamos: "quando tenha tudo isso serei feliz!". Pois bem, quando você começa a conquistar tudo aquilo que tinha planejado, começa a se dar conta de que não precisa SÓ disso pra ser feliz.

Nesse momento, você começa a se dar conta de que tudo aquilo que você considerava felicidade era, na verdade, desejos e vontades de obter bens materiais (dinheiro, casa, emprego, carro zero, cargo alto em uma empresa, ser dono de uma empresa, etc.), não era felicidade... e aí, nesse exato momento, você vai se frustar porque achava que sabia o que precisava para ser uma pessoa mais feliz e realizada, e vai se dar conta de que algo te falta para alcançar essa tão sonhada felicidade.

Então... afinal... o que é que nos falta para alcançar a tão sonhada felicidade?

Na minha opinião, felicidade é muito mais do que bens materiais. Felicidade é um estado de espírito. É saber doar parte de si aos outros, não só receber... é saber aceitar os pequenos problemas que aparecem na nossa vida diariamente, entendendo que nada neste mundo acontece por acaso... é ver o mundo com outros olhos, com olhos de quem está sempre buscando algo novo que aprender... é ter paciência quando nem tudo está bem, e entender que se nem tudo está bem é porque você tem algo a aprender com isso... é amar o que você faz, dia-a-dia, e sentir-se bem fazendo isso... é ter uma família unida, que te ama e que você sabe que sempre poderá contar com ela... é ter amigos, muitos amigos, que enchem sua vida de alegria e que são seus companheiros para todas as horas... é amar e ser amado, e entender que uma relação é para que dois seres se complementem, e não para bloquear a vida um do outro, obrigando que a pessoa seja algo que ela não é só para te agradar... é não ser egoísta e achar que o mundo gira ao seu redor... é andar, andar, andar, e conhecer novos lugares e novas pessoas, que te trarão novos conhecimentos... é entender que todos somos exatamente iguais, independente do cargo que ocupamos ou da riqueza que temos... é entender que a vida existe para ser vivida, e não para ser planejada!

Este estado de espírito, junto com os desejos e vontades de cada um, nos ajuda a ser mais felizes no dia-a-dia. Dessa forma, podemos contagiar as pessoas que nos rodeiam e, quem sabe, viver em um mundo mais feliz e mais alegre!

Um comentário:

Unknown disse...

não me canso de ler seu blog...te admiro demais Marina. Obrigado pelos ensinamentos.

Grande abraço e beijo,

Renan (membro fundador CMF) ;)